Exemplos de seres autótrofos

Exemplos de seres autótrofos

Por

Os seres autótrofos se caracterizam por sua capacidade de produzir o seu próprio alimento. Eles não dependem de nenhum outro ser vivo para se nutrir e sobreviver.

Os seres autótrofos realizam uma espécie de reação química, que transforma água, sais minerais e gás carbônico em glicose. É essa glicose que garante a energia para esses seres.

Os exemplos mais comuns de seres autótrofos são as algas, as plantas e algumas bactérias. Todos esses seres fazem fotossíntese, captando a energia luminosa do Sol.

Também existem seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como as bactérias que captam energia por meio de reações químicas inorgânicas, sem a necessidade de luz.

Os seres autótrofos liberam oxigênio (O2) para o ambiente. Eles sintetizam recursos naturais e minerais e ajudam a manter o equilíbrio ecológico do meio ambiente.

As algas e as plantas são os seres autótrofos mais importantes para o homem e para a natureza. Os autótrofos estão na base da cadeia alimentar e são responsáveis pela manutenção do oxigênio na atmosfera.

O oxigênio gasoso é a principal fonte de energia desses seres. Existem seres autótrofos fototróficos e seres autótrofos quimiotróficos.

Leia também! Assuntos relevantes