Exame Papanicolau

Exame Papanicolau

Por

É o exame mais importante na prevenção do câncer de colo do útero. Infelizmente algumas mulheres, por falta de informação, deixam de fazer o exame por julgá-lo desnecessário ou mesmo por terem receio ou dúvidas com relação aos procedimentos.

O exame consiste na coleta de material do colo uterino para posterior análise clínica em laboratório. Todas as mulheres sexualmente ativas devem se submeter ao exame pelo menos uma vez por ano. O procedimento é rápido e indolor, podendo ser realizado durante uma consulta ginecológica de rotina, com o profissional de sua preferência.

Primeiramente, o médico irá examinar a parte externa da vulva e depois irá introduzir um instrumento chamado “espéculo” no canal vaginal para que se possa ter acesso ao colo do útero, de onde serão coletadas as células para análise em microscópio.

Mulheres virgens também podem realizar esse exame, caso sejam observadas alterações significativas do ciclo menstrual ou ocorrência de cólicas muito fortes. Um aparelho especial, chamado virgoscópio, é utilizado em situações como essa, a fim de preservar a integridade do hímen.

Muitos avanços na medicina voltada para a saúde da mulher foram alcançados através do exame Papanicolau. Esse exame detecta qualquer alteração presente no colo do útero que pode futuramente desenvolver um câncer, por isso é essencial na prevenção e controle da doença.

Leia também! Assuntos relevantes