Evolução da tecnologia

Evolução da tecnologia

Por

O mundo vive uma verdadeira revolução tecnológica, com inovações surgindo a todo momento. A evolução da tecnologia começou a partir da Segunda Guerra Mundial, quando a eletrônica se tornou um campo de pesquisa e desenvolvimento importante.

No século XX foram criados o primeiro computador programável e o transistor. Com isso, começou a evolução da tecnologia da informação e da microeletrônica.

Na década de 1970, as tecnologias da informação começaram a ganhar espaço no mundo. Nessa época, o Vale do Silício, nos Estados Unidos, já era palco de invenções importantes, como a criação do microprocessador. Atualmente, o Vale do Silício é a região mais relevante para as empresas, pesquisas e inovações tecnológicas.

O primeiro microcomputador, chamado de Altair, foi inventado em 1975. Já o primeiro computador de sucesso da Apple veio em 1977, o Apple II.

A partir da década de 1980, Apple e IBM passaram a apostar nos computadores pessoais. Em 1976, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft e começaram a criar softwares, transformando a empresa numa gigante da programação.

Na década de 1990, os avanços foram relevantes nas áreas de processamento e armazenamento de dados. Em seguida, entre 2000 e 2015, veio a disseminação das redes de fibra ótica, wifi e armazenamento de dados na nuvem que revolucionaram as telecomunicações.

O avanço das tecnologias chegaram a criações incríveis, como computadores, notebooks, tablets, games, smartphones, smart tvs, realidade virtual e muito mais. Hoje, esse avanço é visto também no desenvolvimento de aplicativos, mídias móveis e redes sociais. As principais inovações continuam surgindo nos Estados Unidos, Japão e China.

Leia também! Assuntos relevantes