Evolução da Física


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Evolução da Física

Por Juliana Miranda

A física é uma ciência extremamente importante para o homem e tem possibilitado diversos avanços tecnológicos ao longo dos anos. A evolução do estudo da física começa na Grécia Antiga, onde os filósofos procuravam entender o funcionamento da dinâmica do planeta Terra e seus fenômenos.

Da física antiga à física moderna, o homem fez diversas descobertas relevantes para a ciência, a indústria, a geração de energias e o avanço tecnológico. Na prática, a física está dividida em áreas como mecânica, termologia, óptica, ondas, eletricidade, eletrodinâmica, cinemática e física nuclear. Confira as principais fases e evoluções da Física:

1 – Os primeiros estudos e descobertas começaram em 480 a.C., quando o grego Leucipo descobriu que a matéria dos corpos é formada por partículas microscópicas chamadas de átomos.

2 – Em 1269, o cientista francês Pèlerin de Maricourt descobriu o funcionamento dos polos magnéticos do imã.

3 – Em 1589, o grande cientista e físico italiano, Galileu Galilei, descobriu que os corpos caem na mesma velocidade independentemente de seu peso. Esse fundamento deu base para o desenvolvimento da física moderna.

4 – Em 1666, o inglês Isaac Newton descobriu que a luz é formada pela junção de várias cores.

5 – Em 1687, Isaac Newton publicou o trabalho “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, que referencia as leis da mecânica e a força da gravidade.

6 – Em 1752, Benjamim Franklin concluiu suas pesquisas sobre raios, demonstrando a existência de cargas elétricas negativas e positivas.

7 – Em 1847, o físico Joule apresentou a Primeira Lei da Termodinâmica, que afirma que a energia não pode ser criada, nem destruída.

8 – Em 1865, o inglês James Clerk Maxwell introduz a força eletromagnética.

9 – Em 1888, o alemão Heinrich Hertz apresenta as primeiras ondas de rádio.

10 – Em 1905, Albert Einstein formulou a Teoria da Relatividade.

11 – Em 1911, Ernest Rutherford descobre que a massa do átomo se concentra no núcleo.

12 – Em 1932, James Chadwick descobre o nêutron.

13 – Em 1975, o físico Stephen Hawking estuda o buraco negro e afirma que ele perde massa.

14 – No ano 2000, pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares avançam nos estudos das partículas subatômicas, chamadas de quarks.




Leia também! Assuntos relevantes.

As Leis de Newton
As leis de Newton são importantes para nos ajudar a compreender os comportamentos estáticos e dinâmicos dos corpos. O inglês, Isaac Newton, formulou t...

Isaac Newton(1643-1727)
Isaac Newton nasceu no dia 4 de Janeiro de 1643. Ele se tornou um dos mais renomados físicos, matemáticos e astronômos de todos os tempos. O cientista...

O Movimento Absoluto e a Física de Newton
Por: Alberto Mesquita Filho 1. A existência (ou a realidade) do movimento A existência do movimento é um fato constatável. Por exemplo, ao escreve...

Mecânica de Newton e a Mecânica Pós-Newton
A mecânica de Newton faz parte da mecânica clássica, que abriu caminho para várias descobertas e evoluções da física. Newton se dedicou a estudar os f...

Albert Einstein
Albert Einstein foi um dos cientistas mais importantes do século XX. Ele nasceu em 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, na Alemanha. Einstein rev...

Galileo Galilei
Galileu Galilei foi um cientista e estudioso italiano, responsável por observações e descobertas pioneiras no campo da física. Galileu lançou as bases...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados