Biografias

Eugene Ionesco (1909 – 1994)

Eugene Ionesco nasceu em Slatina, na Romênia, em 26 de Novembro de 1909. Ele é considerado um dos mais renomados dramaturgos do chamado teatro do absurdo. Ionesco escreveu de forma a ridicularizar diversos temas, como a solidão do ser humano e sua insignificância.

Eugene Ionesco recebeu um ensinamento da religião ortodoxa e viveu com sua família em Paris, na França. Ionesco se formou professor de francês e trabalhou na Universidade de Bucareste, no Seminário Ortodoxo de Curtea de Argis e no Seminário Central de Bucareste

Ionesco também escreveu para várias revistas literárias e para jornais. Em 1934, ele publicou “Nu!” (“Não!”), uma coletânea de artigos e textos escandalosos. Em 1936, ele se casou com Rodica Burileano.

O escritor também se destacou como revisor e tradutor das obras do poeta romeno Urmoz. Em 1948, ele começou a escrever a peça “A Cantora Careca”, uma anti-comédia do surrealismo verbal. Outros textos importantes do dramaturgo foram “A Lição”, “As Cadeiras”, “O Novo Inquilino” e “O Rinoceronte”.

Em 1971, Ionesco foi eleito para a Academia Francesa. Ele morreu aos 81 anos de idade, no dia 28 de Março de 1994, em Paris.