Eucaristia (Catolicismo)

Eucaristia (Catolicismo)

Por

A Eucaristia é um sacramento da Igreja Católica. Este rito relembra a última ceia de Jesus Cristo e é caracterizado pela transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Jesus.

O termo eucaristia vem do grego e significa “dar graças”. Para os cristãos, este é o momento mais importante da celebração eucarística, pois remete os fiéis à morte e ressurreição de Jesus, que entregou sua vida por amor à humanidade.

A Eucaristia é marcada por uma frase de Jesus Cristo. Ele teria dito durante a última ceia: “Isto é o meu corpo… Isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim”. Desde então, a eucaristia se tornou um sacramento da igreja.

Comunhão

Durante a ceia eucarística, os cristãos recebem a hóstia, que significa que estão recebendo o corpo de Cristo. O momento da comunhão é de extrema importância na missa, pois é um contato íntimo e profundo com o próprio Jesus.

O sacramento da eucaristia ensina aos fiéis que o amor, a fé e o sacrifício devem fazer parte da vida. Este banquete pascal consiste em receber Cristo, dar graças a Deus e experimentar um momento de entrega e celebração da vida.

Para a igreja, a eucaristia é a fonte da vida cristã. Para receber a comunhão, os cristãos precisam viver uma vida digna, correta e livre do pecado.

Na Igreja Católica, existem algumas situações que impedem os fiéis de participarem da comunhão, entre elas estão a falta da confissão e a vida em segunda união, ou seja, casais que se divorciaram e vivem com novos parceiros.

A celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo acontece em todas as missas celebradas pela Igreja. A comunhão também é chamada de Ceia do Senhor.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia demonstra o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus, e institui um sentimento de unidade, caridade e amor.

Leia também! Assuntos relevantes