Etnocentrismo

Por

O etnocentrismo é um comportamento social, uma atitude pela qual um grupo adota uma referência para julgamentos baseados em valores. No etnocentrismo, um grupo social ou nacionalidade pode ser considerada superior às outras. É como se o grupo de referência fosse mais importante do que todos os outros.

O sistema de referência é apenas o julgamento individual ou cultural. Um grupo etnocêntrico não busca conhecer outras nacionalidades ou culturas por se julgar superior a todas elas. Falta conhecimento para os grupos etnocêntricos.

O Etnocentrismo tem um grupo social como o centro do mundo, defendendo apenas seus valores, modelos, tradições e definições do que é a existência. O Etnocentrismo é uma visão de mundo, um fenômeno marcado por um certo preconceito e desconhecimento.

O julgamento do etnocentrismo é marcado por elementos intelectuais, racionais, emocionais e efetivos. A questão etnocêntrica mostra um choque cultural a partir da constatação das diferenças culturais e sociais.

O fenômeno é marcado por uma identidade cultural muito forte. O termo etnocentrismo foi utilizado pela primeira vez em 1906, por W. G. Sumner. O comportamento gira em torno de uma atitude de superioridade.

Leia também! Assuntos relevantes