Etec, Escola Técnica Estadual

A Etec – Escola Técnica Estadual de São Paulo, é mantida pelo governo do Estado e subordinada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A instituição oferece cursos técnicos e ensino médio.

Hoje, a Etec conta com 211 escolas espalhadas pelos municípios paulistas. A escola está presente em 155 cidades e tem se destacado entre as melhores instituições de ensino público do Brasil.

A oferta dos cursos gratuitos é feita por meio de parcerias entre o Centro Paula Souza, a Secretaria de Educação e as prefeituras dos municípios paulistas.

Para estudar na Etec, o candidato deve passar por um vestibulinho. O processo seletivo leva em conta as cotas para afrodescendentes e para estudantes com situação sócio-econômica menos favorecida.

As Etecs já atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Alguns cursos oferecidos são:

Açúcar e Álcool

Segurança do Trabalho

Turismo Receptivo

Zootecnia

No caso do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico, as Etecs contam com os cursos de administração, automação industrial, design de Interiores, informática, mecatrônica, meio Ambiente, nutrição e dietética, serviços jurídicos, entre outros.

A instituição também tem um curso semipresencial, que é oferecido pelo Telecurso TEC, programa de educação profissional em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Nessa modalidade, os estudantes podem cursar administração, comércio e secretariado.

Os jovens interessados em estudar na Etec devem ficar atentos ao calendário do processo seletivo que é divulgado no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.