Etec, Escola Técnica Estadual

Etec, Escola Técnica Estadual

Por

A Etec – Escola Técnica Estadual de São Paulo, é mantida pelo governo do Estado e subordinada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A instituição oferece cursos técnicos e ensino médio.

Hoje, a Etec conta com 211 escolas espalhadas pelos municípios paulistas. A escola está presente em 155 cidades e tem se destacado entre as melhores instituições de ensino público do Brasil.

A oferta dos cursos gratuitos é feita por meio de parcerias entre o Centro Paula Souza, a Secretaria de Educação e as prefeituras dos municípios paulistas.

Para estudar na Etec, o candidato deve passar por um vestibulinho. O processo seletivo leva em conta as cotas para afrodescendentes e para estudantes com situação sócio-econômica menos favorecida.

As Etecs já atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Alguns cursos oferecidos são:

Açúcar e Álcool

Administração

Agenciamento de Viagem

Agricultura

Agronegócio

Alimentos

Arte Dramática

Automação Industrial

Bioquímica

Biotecnologia

Comércio

Comunicação Visual

Contabilidade

Cozinha

Cuidados de Idosos

Desenho de Construção Civil

Edificações

Eletroeletrônica

Eletromecânica

Eletrônica

Enfermagem

Logística

Manutenção Automotiva

Manutenção de Aeronaves

Manutenção e Suporte em Informática

Mecânica

Prótese Dentária

Secretariado

Segurança do Trabalho

Turismo Receptivo

Zootecnia


No caso do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico, as Etecs contam com os cursos de administração, automação industrial, design de Interiores, informática, mecatrônica, meio Ambiente, nutrição e dietética, serviços jurídicos, entre outros.

A instituição também tem um curso semipresencial, que é oferecido pelo Telecurso TEC, programa de educação profissional em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Nessa modalidade, os estudantes podem cursar administração, comércio e secretariado.

Os jovens interessados em estudar na Etec devem ficar atentos ao calendário do processo seletivo que é divulgado no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.

Leia também! Assuntos relevantes