Estilo Rococó

Estilo Rococó

Por

O estilo Rococó é um estilo de arte que nasceu no século XVIII na Europa, para ser mais exato, no ano de 1700 na cidade de Paris, foi um movimento que valorizava a sutileza ao invés da suntuosidade do estilo Barroco. O nome do estilo tem origem na palavra em francês rocaille que nada mais é que o nome dado na decoração de jardim no formato de conchas. Foi um estilo que esteve presente na música, arquitetura, escultura e pintura. O estilo se espalhou durante o século XVIII e chegou às Américas no início desse século.

As características principais deste estilo é o uso de cores suaves e luminosas, algo bem diferente do estilo Barroco que utiliza cores fortes; as linhas utilizadas são suaves, delicadas e sutis; costumavam se inspirar na natureza, como nas flores, plantas, rochas, cascatas, pássaros, nas relações humanas, na vida cotidiana e também destacando a vida oculta da aristocracia. Os temas religiosos só foram abordados no Brasil e em resumo, esse estilo tinha como destacar o exótico, sensual, agradável e refinado através das artes.

Os nomes que mais se destacaram dentro do estilo foram: o francês Nicolas Pineau, designer e entalhador de interiores; Jean-Honoré Fragonard, pintor francês; Jean Bérain, francês, gravurista; Juste-Aurèle Meissonier, outro francês, escultor, desenhista de móveis, pintor e arquiteto e Pierre Lepautre, decorador francês.

No Brasil o estilo Rococó foi mais forte na arquitetura, prova disso são as cidades de: Belém, Minas Gerais e Pernambuco, ganharam verdadeiros monumentos que atualmente são tombados por seu valor histórico. Outro artista que se destacou no movimento foi Aleijadinho que também era um artista Barroco.

Leia também! Assuntos relevantes