Estepes

Por

As estepes são formações vegetais localizadas em planícies. A principal característica das estepes são poucas árvores, vegetação herbácea e pequenos bosques. Essas áreas são parecidas com as pradarias.

A estepe é comum em zonas de transição vegetativa e climática, como áreas que ficam entre a savana e o deserto. Essa vegetação é encontrada na zona temperada continental da Europa e também ocorre nas áreas de clima semi-árido do continente americano.

No Brasil, é possível encontrar estepes no nordeste. Aqui, essa vegetação recebe o nome de Caatinga, apresentando pequenas árvores, arbustos espinhosos e cactos.

Na região de estepes, a fauna é variável, com mamíferos com hábito de colônias ou manadas. Na estepe, a plantação é muito difícil. Em vários países, a população que vive nessas áreas se mantém graças à criação de cabras e outros animais.

As estepes são encontradas principalmente nos Estados Unidos, na Mongólia, na Sibéria e na China. A vegetação rasteira, o clima frio e seco, a proximidade com barreiras montanhosas e a distância do mar são características dessas regiões. As estepes ocorrem em áreas de clima temperado continental.

Leia também! Assuntos relevantes