Estados Entrelaçados

Estados Entrelaçados

Por

Na física, o conceito de Estados Entrelaçados (entangled states, em inglês) diz respeito a um efeito da mecânica quântica que torna difusa a distinção entre partículas individuais. Dessa forma, é impossível descrever essas partículas individualmente.

De uma maneira geral, os estados entrelaçados possibilitam que duas ou mais partículas compartilhem suas propriedades mesmo que elas não tenham qualquer ligação física.

Esse conceito vem sendo utilizado em estudos sobre computação quântica. Recentemente, uma pesquisa, publicada na revista Science, apresentou os avanços dos cientistas para a aplicação das propriedades da física quântica na criação de computadores mais poderosos.

Segundo o estudo, com o entrelaçamento de partículas, um bit quântico, ou qubit, poderá ter infinitos valores de seus estados entrelaçados, representando mais espaço para armazenamento de dados.

Hoje, o principal desafio dos cientistas é descobrir como manipular essas partículas em larga escala de forma que elas permitam a construção de um computador quântico real.

Os Estados Entrelaçados podem representar a base para futuras tecnologias.

Leia também! Assuntos relevantes