Estação de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água

Por

A água que consumimos nas cidades passa por estações de tratamento, ou seja, o recurso hídrico percorre uma série de processos físicos e químicos que o torna apto para o consumo humano. No sistema de Tratamento de Água, as empresas responsáveis por tal serviço contam com um conjunto de procedimentos para tornar a água potável, livre de qualquer tipo de contaminação.

No geral, as estações de tratamento contam com:

Sistema de Coagulação – A água suja entra na estação e vai para tanques, onde recebe sulfato de alumínio. A substância acumula a sujeira em partículas sólidas, que, depois, são eliminadas.

Floculação – A água passa para tanques de concreto, onde fica em constante movimento para aglutinar as partículas sólidas.

Decantação – O líquido segue para outro tanque, onde a gravidade é usada para separar as impurezas, que ficam no fundo do tanque.

Filtração – A água segue para filtros de carvão, areia e pedras. O processo remove impurezas pequenas.

Desinfecção – O recurso hídrico recebe cloro ou ozônio para matar microrganismos.

Fluoretação – A água recebe flúor.

Correção de PH – A água recebe cal hidratada ou carbonato de sódio para corrigir o PH. Depois dessa etapa do tratamento, a água está pronta para seguir para o encanamento e ser direcionada para as residências, indústrias e demais construções.


Para que este processo seja perfeito, as cidades precisam ter bons sistemas de captação e tratamento. A água tratada pode ser armazenada em reservatórios antes de ser distribuída para a população.

O processo de tratamento que acontece nas estações precisa estar em constante atualização, com investimentos que garantam a qualidade da água e a chegada do recurso ao maior número de residências possível. Somente a água tratada pode evitar doenças e garantir a qualidade de vida da população nos centros urbanos.

Leia também! Assuntos relevantes