Espectrofotometria

Espectrofotometria

Por

A espectrofotometria é um método científico de análises ópticas. Esta área do conhecimento é utilizada de forma efetiva em investigações biológicas e físico-químicas.

A espectrofotometria utiliza um equipamento chamado de espectrofotômetro, que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que apresente uma quantidade desconhecida de soluto e um valor conhecido de alguma substância.

O princípio da espectrofotometria tem como base a capacidade de absorção de energia radiante das substâncias. Até mesmo o vidro e a água têm capacidade de absorver comprimentos de ondas.

A absorção das radiações ultravioleta, visíveis e infravermelhas acontece por meio das estruturas das moléculas de cada substância química. O trabalho da espectrofotometria é definir como a luz age e medir concentrações das soluções a partir da interação luz x matéria.

A palavra espectro é grega e significa “raio luminoso”. Ela passou a ser empregada para caracterizar um aspecto luminoso intenso. O fundamento geral da espectrofotometria é a forma como a luz é descrita como uma radiação eletromagnética. Isto significa que a luz tem campos elétricos e magnéticos oscilantes.

Leia também! Assuntos relevantes