Escurecimento Global

Escurecimento Global

Por

O termo escurecimento global vem sendo utilizado nas últimas décadas para descrever um fenômeno causado pela poluição. Esse termo está relacionado à redução de radiação solar que chega à superfície do planeta Terra.

O escurecimento global vem sendo constatado desde 1950, quando foram iniciadas as medições da quantidade de radiação que chega à atmosfera. Essa radiação vem passando por uma redução progressiva, provocando um escurecimento global. Essa situação é causada principalmente pelo carbono negro, uma substância originária da combustão de combustíveis fósseis, como o petróleo. Outros tipos de resíduos poluentes como os gases de efeito estufa, entre eles os CFCs (Clorofluorcarbonetos) presentes nos aerossóis, também contribuem para a aceleração desse fenômeno.

O carbono negro tem absorvido a luz do sol, diminuindo o nível de luz solar que chega ao planeta. Desde a década de 1980, os pesquisadores vêm alertando para o fato de que a radiação solar que atinge a Terra está diminuindo. Esse fenômeno poderia resultar, futuramente, no resfriamento intenso do planeta.

Para evitar o escurecimento global, é essencial que os homens consigam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, com destaque para o dióxido de carbono (CO2).

Paradoxo da Ciência

Para alguns cientistas, o escurecimento global vai contra tudo o que o homem sabe sobre os efeitos climáticos. Até hoje, os pesquisadores têm dado muito mais atenção ao aquecimento global, ignorando a possibilidade de a Terra passar por um resfriamento global.

Apesar da polêmica envolvendo o aquecimento global e o escurecimento global, o membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Globais (IPCC), James Lovelook, afirma que a Terra é um ser vivo, com capacidade de contornar qualquer tipo de desequilíbrio.

Um relatório recente do IPCC destacou o assunto da seguinte forma: “O IPCC foi até agora muito modesto com o escurecimento global, os modelos não eram fisicamente resolvidos nesta questão”. Contudo, cientistas da Inglaterra acreditam que o aumento da temperatura terrestre pode ser amenizado pelos efeitos do escurecimento global.

Em resumo, caso a atmosfera continue recebendo o atual volume de poluentes, num futuro próximo teremos mais doenças, alterações climáticas, fenômenos naturais extremos e, até mesmo, uma intensificação do escurecimento global.

Leia também! Assuntos relevantes