Escrevendo certo: trás ou traz?

Escrevendo certo: trás ou traz?

Por

Quantas vezes você já passou pelo momento de dúvida na hora de escrever algo? Muitas vezes nos confundimos com palavras que possuem a grafia parecida e, de tal maneira, podemos acabar errando na hora da escrita. Na língua portuguesa existem muitas palavras parecidas que possuem significados completamente diferentes e o erro de tais palavras pode acabar acarretando a mudança de sentido de uma frase, fazendo com que o entendimento dessa frase não seja como desejamos. São palavras simples, que conhecemos e de uso quase diário, mas que ainda assim são confundidas com frequência.

Entre os erros mais comuns da linguagem escrita está a troca das palavras trás e traz. As duas formas da palavra estão certas e existem, porém os seus significados são diferenciados. Basta saber o jeito certo de usar cada uma destas e conhecer a diferença de significados entre ambas, de modo que este erro tão comum não se repita mais.

Na pronúncia, essas palavras não apresentam diferença, fazendo com que a confusão entre elas se torne um erro corriqueiro. Já na hora de escrever, estas apresentam diferentes significados e diferença na grafia, resultando naqueles momentos em que ficamos pensando em qual o jeito certo de escrever uma palavra para que o significado da frase não se altere.


Quando usar traz?

A palavra traz, terminando com z, é a conjugação do verbo trazer na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. O verbo pode se referir ao ato de transportar ou encaminhar para algum lugar.

Sinônimos de traz: transportar, levar, carregar, deslocar, transferir, mudar, conduzir, guiar, encaminhar, aduzir, dentre outros.

Exemplos de frases: ela disse que traz nossas mochilas até aqui.

Dupla delícia
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
Mário Quintana.

A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita precisão.
Francis Bacon.

Se você for, porventura, escrever sem ter a certeza se sua frase está correta, uma dica é substituir a palavra por alguns dos sinônimos: ela disse que traz nossas mochilas até aqui/ ela disse que carrega nossas mochilas até aqui/ ela disse que transporta nossas mochilas até aqui. Desta maneira, você vai dar mais atenção ao texto escrito e aprender a grafia correta de cada palavra e suas aplicações.


Quando usar trás?

A palavra trás, com acento agudo na letra A e grafado com a letra S, se refere ao mesmo significado que a palavra atrás ou detrás. Esta palavra é utilizada quando faz referência a um advérbio de lugar e sempre está acompanhada de alguma preposição, resultando então em uma locução adverbial. Esta palavra tem sua origem do latim, da palavra trans.

Sinônimos de trás: atrás, detrás, por trás, posteriormente, depois, após, dentre outros.

Exemplos de frases: ela colocou a mochila para trás.

Eu prefiro olhar para trás e dizer: “Eu não posso acreditar que fiz isso”. Do que dizer “Eu gostaria de ter feito isso”.
Clarice Lispector

Quanto mais longe você conseguir olhar para trás, mais longe você verá para frente.
Winston Churchill

Neste caso, ao se aplicar a palavra trás em alguma frase ou contexto, tente também verificar seus sinônimos para que possa confirmar a grafia correta da palavra.

Já a palavra atrás, também muito confundida dentre as duas já citadas, é um advérbio de lugar, similarmente a palavra trás. Indica algo que está no passado ou em posição posterior e inferior. Mesmo que o significado seja praticamente igual da palavra trás, os significados possuem algumas particularidades nos momentos de aplicação das frases.

Por mais que pareça um pouco óbvio para a maioria das pessoas, alguns ainda escrevem a palavra atrás com Z no final, erroneamente utilizado. A palavra é utilizada somente com a letra S.

Sinônimos de atrás: após, retaguarda, posterior, a seguir, anteriormente, dentre outros.

Exemplos de frases: o cachorro estava vindo atrás de nós no meio da rua

O erro só é bom enquanto somos jovens. À medida que avançamos na idade, não convém que o arrastemos atrás de nós.
Johann Goethe

Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor... E toda dor vem do desejo de não sentirmos dor...
Renato Russo

Leia também! Assuntos relevantes