Doenças

Escabiose (Sarna)

Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos.

1. O agente da doença
A Escabiose é uma doença causada por ácaros parasitos de pele. Nos cães é conhecida como Sarna Sarcóptica, cujo agente é o Sarcoptes scabiei variedade canis; nos gatos é chamada de Sarna Notoédrica, cujo agente é o Notoedris cati. A Sarna Humana normalmente é causada pelo Sarcoptes scabiei, variedade hominis, porém, o homem pode se infectar com os agentes causadores de sarna de cães e gatos.

2. Dados gerais sobre a doença
A Sarna é uma doença parasitária tegumentar (ou seja, da pele), infecto-contagiosa, cujo principal sintoma é o prurido (coceira) intenso. Os agentes de cães e gatos podem acidentalmente infectar o homem (não são parasitos tegumentares específicos do homem e sim, parasitos acidentais da pele humana).

Os sintomas que serão apresentados pelos pacientes com escabiose dependem de vários fatores como o número de ácaros que infectaram o indivíduo, a espécie de ácaro envolvida e a resposta imunológica do hospedeiro, estimulada pela presença do agente no organismo (relação hospedeiro – parasito).

3.A importância econômica e epidemiológica da doença
A escabiose é uma enfermidade cosmopolita (ou seja, ocorre no mundo inteiro) considerada endêmica, podendo ocorrer surtos epidêmicos. Está intimamente relacionada com hábitos de higiene e é freqüente em locais onde há aglomeração de indivíduos (como em famílias, escolas, creches, hospitais, criações de animais, etc…). Não causa morte em seres humanos, porém a doença é crônica, acarretando perdas econômicas significativas, que vão desde redução de produtividade (devido ao grande incômodo que causa) até gastos com métodos diagnósticos e tratamento.

4.Quais os animais envolvidos na cadeia epidemiológica da doença
Principalmente cães e gatos de qualquer idade e/ ou sexo.

5.Ciclo de vida do agente
Seu ciclo vital leva cerca de 14 a 21 dias (2 a 3semanas) e uma fêmea coloca, aproximadamente, 40 a 50 ovos, os quais dentro de 3 a 5 dias vão virar larvas, depois ninfas, até chegar a fase adulta.

Após a fecundação, a fêmea penetra na epiderme e faz um túnel subcórneo, caminhando cerca de 2 a 3 mm/dia abaixo da camada córnea e liberando substâncias tóxicas, com progressão geralmente noturna, o que caracteriza o intenso prurido, 24h após exposição, predominantemente noturno, relatado pelos pacientes.

6.Como ocorre a transmissão
Ocorre através do contato direto com indivíduos infectados ou com suas roupas e roupas de cama, ou seja, é necessário o contato com o ácaro. Uma vez em contato com a pele, o ácaro perfura e penetra a pele rapidamente. Esta enfermidade se transmite diretamente de uma pessoa a outra, de um animal para outro, de um animal para o ser humano ou, mais raramente, do humano para o animal.

7. Como a doença se manifesta (sintomas no homem e animal)
A doença no Homem: O principal sintoma é o prurido intenso (maior durante a noite), acompanhado de crostas, escarificações, entre outras. No caso do agente Sarcoptes scabiei, variedade hominis, as áreas da pele mais freqüentemente acometidas são: pregas interdigitais, dedos, punhos, cotovelos, axilas, região peri-umbilical, nádegas, mamas (ao redor dos mamilos principalmente) e órgãos genitais masculinos; nas crianças, nos idosos e nos imunossuprimidos pode ocorrer também em couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés. Quando o agente é o Sarcoptes scabiei variedade canis, o homem apresenta intenso prurido e formação de pequenos pontos avermelhados (pápulas) principalmente em região de braço e tronco. O Notoedris cati nem sempre acomete o homem (quando acomete, a sintomatologia é semelhante à provocada pelo Sarcoptes scabiei variedade canis). As lesões podem regredir em 1- 2 semanas, ou podem evoluir, mas por esse tempo pode haver infestação de outros indivíduos.

A doença no Cão:
Os cães apresentam prurido intenso, podendo perder peso em decorrência do estresse. As lesões classicamente são encontradas em cabeça, bordos das orelhas, abdômen e articulações dos membros; em casos mais graves (forma generalizada) há queda de pêlos, presença de grande quantidade de crostas, descamações e escoriações que podem estar presentes por todo o corpo.

A doença no Gato:
Os gatos apresentam prurido intenso, crostas, descamações, escoriações e até feridas (causadas por auto-mutilação durante o ato de coçar). Classicamente, as lesões encontram-se em cabeça, bordos das orelhas, pescoço, região perineal e extremidades das patas. A escabiose é altamente contagiosa entre gatos.

8. A quem recorrer no caso de necessidade de diagnóstico e tratamento
Ao se suspeitar de Escabiose, deve-se procurar imediatamente um médico no posto de saúde ou hospital mais próximo. Caso a sintomatologia esteja presente em cães e/ou gatos, um médico veterinário deve ser consultado.

9. Prevenção e controle
Tratamento do doente: lavar as roupas de banho e de cama com água quente (pelo menos a 55°C); lavar com água quente todos os fômites dos pacientes com sarna norueguesa; buscar casos na família ou nos residentes do mesmo domicílio do doente e tratá-los o mais breve possível. A escabiose, raramente, vem como caso isolado, por esse motivo tratar as pessoas que tiveram contato cutâneo com o doente.

Isolamento: deve-se afastar o indivíduo da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento. Em caso de paciente hospitalizado, recomenda-se o isolamento a fim de evitar surtos em enfermarias, tanto para outros doentes, quanto para profissionais de saúde, especialmente em se tratando da sarna norueguesa. O isolamento deve perdurar por 24/48 horas, após o início do tratamento.

10. Onde procurar informações:
– Centro de Controle de Zoonoses do Município de São Paulo

* Postos de Saúde
* Universidades (Faculdades de Medicina e/ou Medicina Veterinária)

Sites:

Site da prefeitura que está sendo desenvolvido.