Biografias

Erwin Schrödinger (1887 – 1961)

Erwin Schrödinger nasceu no dia 12 de Agosto de 1887, em Erdberg, na Áustria. Ele se destacou como físico e matemático e teve uma trajetória bem sucedida em diversas universidades da Europa.

Schrödinger começou sua educação em casa, aprendendo as primeiras lições com seu pai, Rudolf Schrödinger, até os 11 anos de idade. Ao ingressar na escola formal, ele logo demonstrou aptidão para a área de exatas, mais especificamente para a matemática, a física e a lógica.

Em 1906, Schrödinger ingressou na Universidade de Viena, onde estudou física teórica. Em 1910, ele já tinha o título do doutorado, passando a publicar estudos sobre física e matemática.

Erwin Schrödinger também atuou como professor de física na Polônia, em Berlim, em Dublin, em Zurique e em Graz. Em 1927, o físico fixou residência na Alemanha e passou a trabalhar na Universidade de Berlim. Neste período, Erwin Schrödinger fez grandes contribuições para o avanço da mecânica quântica. Ele também foi professor do Institute for Advanced Studies em Dublin, na Irlanda.

Artigos relacionados

Erwin Schrödinger abandonou a carreira científica depois de 1955 e passou a viver em Viena, na Áustria. Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger gravou seu nome na história mundial como um importante teórico da área de exatas, principalmente por causa de suas contribuições à mecânica quântica. Ele ganhou o Nobel de Física em 1933.

Erwin Schrödinger morreu no dia 4 de Janeiro de 1961, aos 73 anos de idade, em Viena, na Áustria.