Eritroblastose Fetal


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Eritroblastose Fetal

Por Juliana, Grupo Escolar

A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica que afeta recém-nascidos. O problema é caracterizado por incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto. Nestes casos, a mãe Rh- gera um filho Rh+.

Assim, o organismo do recém-nascido apresenta intensa destruição de hemácias por causa da ação dos anticorpos maternos, o que causa anemia profunda e icterícia. Nesse processo também são liberadas na corrente sanguínea hemácias imaturas, chamadas eritroblastos.

Essa incompatibilidade pode resultar na morte da mãe ou do bebê. Outros problemas decorrentes da doença são danos cerebrais e insuficiência hepática.

A doença pode ser diagnosticada durante o pré-natal e pelo teste de Coombs indireto. A prevenção da doença pode ser feita a partir de antisoros anti-Rh (+).




Leia também! Assuntos relevantes.

Exames Pré-natal
Durante a gestação toda mulher deve ser acompanhada por um médico. Os exames pré-natal servem para garantir a saúde da mãe e do bebê desde os primeiro...

Gravidez
Gravidez: 9 meses de mudanças no corpo da mulher Semanticamente, gravidez é o “estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, e que...

Anemia
A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea. A hemoglobina é uma proteína que tem como funç...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados