Era Pré-Cambriana

Era Pré-Cambriana

Por

A Era Pré-Cambriana é considerada a mais antiga e longa das Eras Geológicas. O período Pré-Cambriano é aquele que se estende desde a formação da Terra, há 4,5 bilhões de anos, até 570 milhões de anos atrás.

Segundo a Geologia, ciência que estuda a Terra, a Era Pré-Cambriana é chamada de “Éon”, unidade de divisão do tempo por eras. Os cientistas acreditam que a era Pré-Cambriana foi o período em que o mar se desenvolveu no planeta Terra.

Nessa fase da evolução, a Terra ainda tinha pouca vida. No mar eram encontradas minúsculas bolhas gelatinosas e alguns dos primeiros vermes da Terra.

A Era Pré-Cambriana compreende o tempo que vai da formação da Terra até o início da Era Paleozóica. Foi nesse importante período que surgiu a vida no planeta, pois os mais antigos fósseis encontrados pelo homem somam mais de dois bilhões de anos e, provavelmente, são restos de antigas bactérias.

A Era Pré-Cambriana (Criptozóico) também é chamada de idade das rochas. O período é o intervalo mais antigo e mais longo da história geológica da Terra, e representa cerca de 80% de todo o ciclo geológico até os dias de hoje.

O período Pré-Cambriano é dividido em duas fases: O arqueano e o proterozóico. Confira as diferenças:

Arqueano - Neste período, a Terra tinha pouca vida, que se limitava a simples organismos unicelulares como tapetes de cianobactérias (estromatólitos).

Proterozóico – Neste período, considerado o mais longo de todas as eras, a vida começou a se manifestar no oceano a partir de criaturas unicelulares.

Leia também! Assuntos relevantes