Entenda o que é a ginástica laboral

A ginástica laboral é uma tendência nas empresas modernas e que prezam pela saúde e bem-estar de seus funcionários. Trata-se de uma rotina de alongamentos e pequenos exercícios físicos que têm como objetivo evitar que a equipe de trabalho passe longas horas sentada, na mesma posição, na frente de um computador; ou em pé, em uma linha de produção.

Esse tipo de atividade é visto como um benefício que as empresas oferecem aos seus funcionários. A ideia é promover uma movimentação saudável do corpo, a fim de evitar dores musculares e doenças ocupacionais.


Benefícios da ginástica laboral

Na prática, a ginástica laboral serve para aliviar dores musculares, nas costas e nas mãos. A atividade é extremamente importante e recomendada, pois evita lesões por esforço repetitivo, além de servir como um incentivo para que os funcionários pratiquem exercícios também fora da empresa.

A ginástica laboral é sempre realizada com uma série de exercícios rápidos, que duram de 10 a 20 minutos. Esses exercícios podem ser feitos no próprio local de trabalho.

Exercicios, como fazer

O ideal é que a prática seja adotada em diferentes horários do expediente, com fases de ginástica laboral para a preparação do colaborador para o expediente, ginástica laboral compensatória e ginástica laboral de relaxamento.


Confira a diferença entre as práticas da ginástica laboral

Ginástica laboral de preparação – Estimula o funcionário para o início das tarefas diárias. A intenção é aquecer músculos e melhorar a circulação sanguínea.

Ginástica laboral compensatória – Deve ser realizada no meio do expediente, como forma de compensar esforços repetitivos e as horas que os colaboradores passaram sentados. Essa prática ajuda a melhorar e corrigir a postura dos funcionários. Os exercícios são de alongamento e respiração.

Ginástica laboral de relaxamento – Realizada após o dia de trabalho. O objetivo é relaxar os músculos. A prática diária ajuda a reduzir os casos de lesões.


Como colocar a ginástica laboral em prática na sua empresa

Para implementar a ginástica laboral no ambiente de trabalho, é possível contratar empresas terceirizadas, que oferecem profissionais capacitados para acompanhar os exercícios. Estes profissionais podem ser educadores físicos, terapeutas ocupacionais ou fisioterapeutas.

Alongamento no escritório

Vale lembrar que quem trabalha no sistema home office também pode fazer a ginástica laboral. Para isso, basta ter disciplina e fazer alguns exercícios de alongamento durante o dia. Apenas 5 minutos são suficientes para melhorar a qualidade de vida do trabalhador!

Com simples rotinas de exercícios, qualquer pessoa pode prevenir doenças ocupacionais e problemas de saúde. Além disso, é possível conquistar mais disposição e motivação para desempenhar as atividades diárias no trabalho, o que reflete no aumento da produtividade.

Comece a praticar a ginástica laboral. Os benefícios diretos para o seu corpo serão relaxamento muscular e flexibilidade para as articulações!

Leia também! Assuntos relevantes