Entenda como é calculada a nota do ENEM

Entenda como é calculada a nota do ENEM

Por

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para a universidade para muitos jovens brasileiros. A cada ano, os estudantes buscam se preparar mais e melhor para apresentar um bom desempenho no exame.

Mas você sabe como é calculada a nota do Enem? Confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem acumulado milhões de candidatos todos os anos em busca de vagas em universidades públicas. Conseguem entrar para a faculdade os estudantes com as melhores notas.

O desempenho na prova é sempre divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e aguardado com ansiedade pelos estudantes. A nota do Enem é dividida em áreas do conhecimento, que são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e redação.

As cinco notas, uma para cada área de conhecimento, são a base para o cálculo do desempenho. No caso das vagas do SiSU, o Ministério da Educação e as instituições de ensino utilizam o conjunto de notas, de acordo com critérios de peso.

O resultado final de cada estudante é obtido pela média das áreas de conhecimento, número de questões corretas e pelo nível de dificuldade das questões. A nota segue uma escala específica.

A média dos estudantes que realizam o Enem é uma nota fixada em 500. Sendo assim, quanto mais pontos acima dos 500 o estudante conseguir, melhor será o seu desempenho.

A avaliação do Enem utiliza uma metodologia especial, denominada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este modelo estatístico confere um valor a cada questão, sendo que as áreas em que o estudante tem mais acertos valem menos pontos, enquanto as áreas consideradas mais difíceis garantem mais pontos na composição da nota final. O resultado da prova em cada área pode variar de 0 a 1000 pontos.

Vale lembrar que, além de garantir acesso às universidades públicas e aos programas de educação superior do governo federal, a nota do Enem também é usada por quem deseja participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Leia também! Assuntos relevantes