Ensaio não destrutivo

Ensaio não destrutivo

Por

Na química, ensaio não destrutivo, ou END, se refere a qualquer ensaio praticado com materiais desde que estes não alterem a forma permanente das propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais dos mesmos.

Os ensaios não destrutivos causam danos imperceptíveis ou nulos aos materiais. Temos várias técnicas de análise que avaliam as propriedades de um material, sem causar danos.

Entre essas práticas, temos a aplicação de fenômenos físicos, como ondas eletromagnéticas, elasticidade, emissão de partículas subatômicas, capilaridade, absorção, entre outros.

Os ensaios não destrutivos garantem o controle das propriedades dos materiais, economizando tempo e dinheiro. Por isso, essas técnicas são bastante empregadas na indústria.

Esses ensaios são utilizados em engenharia forense, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia civil, sistemas de engenharia, engenharia aeronáutica e na medicina.

Os métodos mais utilizados de END são: Radiografia Industrial, Ultrassom, Líquidos Penetrantes, Partículas Magnéticas, Correntes Parasitas, Analise de Vibrações, Emissão Acústica, Termografia e Detecção de Vazamentos.