Enola gay (Bomba atômica)

Enola gay (Bomba atômica)

Por

Enola Gay é o nome do bombardeiro B-29 dos Estados Unidos, responsável pelo lançamento da bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima em dia 6 de agosto de 1945.

Esse avião foi pilotado por Paul Tibbets Jr., que era comandante do 509º Grupamento Aéreo dos Estados Unidos. O nome “Enola Gay” era, inclusive, uma homenagem à mãe do piloto.

Tibbets Jr. tinha 30 anos de idade quando foi o escolhido para pilotar o Enola Gay e lançar a bomba atômica.

O avião decolou à 1h45 da madrugada do dia 6 de agosto de 1945 rumo à Hiroshima. Dentro dele estavam 11 tripulantes e a primeira bomba nuclear a ser lançada sobre uma população civil na história mundial.

O Enola Gay foi acompanhado por mais três aviões que avaliavam as condições meteorológicas para o ataque. A aeronave demorou sete horas para chegar à Hiroshima.

O comandante Tibbets Jr. era o único a ter conhecimento sobre os planos de lançar a bomba atômica dentre os militares treinados para este ataque. Depois de muitos anos, ao ser interrogado sobre a ação, Tibbets afirmou que não se arrepende de ter matado 119 mil pessoas com o lançamento da bomba atômica.

Leia também! Assuntos relevantes