Energia Mecânica

Energia Mecânica

Por

Você pode transformar a energia, de um tipo em outro, mas nunca poderá criar ou destruir energia. Esta é a lei da conservação da energia.

Suponha que uma esfera se encontre na posição mais alta de um plano inclinado. Nessa situação terá uma energia potencial que, em relação à parte mais baixa da superfície, pode ser calculada pela expressão: Ep=m.g.h (onde m é a massa, g é aceleração da gravidade no local e h a altura).

Deixando-se que a esfera se desloque sob a ação da gravidade, ela irá adquirir um movimento uniformemente variado, descendo até a parte mais baixa da superfície. Enquanto desce, a esfera perde sua energia potencial, mas adquire energia cinética, que pode ser calculada pela expressão: Ek=m.v2/2 (onde v é a velocidade).

Verifica-se que, em qualquer posição, a soma da energia potencial mais a cinética se mantém constante. Essa soma é chamada energia mecânica. E = Ep + Ek.

Observação: Estamos supondo que não existe perda de energia por atrito.

Como usar esta simulação:
Nesta simulação você pode verificar a lei da conservação da energia. Pode também verificar as equações do movimento uniformemente variado. Escolha valores diferentes para a massa e verifique se ela influi nos resultados.

Para saber mais: CONCEITOS - Energia Mecânica.

Origem do simulação: www.k12.com.cn

Simulação

Leia também! Assuntos relevantes