Émile Durkeim - Karl Marx - Max Weber - Cultura e Sociedade


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Émile Durkeim - Karl Marx - Max Weber - Cultura e Sociedade

16/12/2010 - Josilene Queiroz Santos

CULTURA E SOCIEDADE
ÉMILE DURKEIM (1858-1917 )

Émile Durkeim, francês, um dos fundadores da sociologia moderna, utilizou métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais.

Para ele, todos os problemas que atingiam a sociedade seria de natureza moral, ou seja, as desigualdades sociais e econômicas não teriam origem por meio do capitalismo. Era necessário, resgatar a moralidade das relações de trabalho, essa sociologia seria uma espécie de biologia social, com finalidade de estudar a sociedade e como poderia sanar os problemas.

Os fatos sociais possuem três características:
- Coercitivo, que é exterior e que esteja generalizado. Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais.

-Exterioridade dos fatos sociais, os que atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente; as regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas, são elas impostas por mecanismo de coerção social, como a educação.

- Generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral

Segundo Durkeim, à sociedade é comparada a um organismo vivo, é como um corpo humano, onde é composto por diferentes partes, cada qual com suas função específica mas dependendo umas das outras. Todas as partes trabalhariam unidas para a saúde do corpo, que deveria estar integrado, em harmonia, em ordem , para que pudesse haver o desenvolvimento, ou seja, o progresso.

Podendo ficar doente, significa que algum órgão não está funcionando, compromete o funcionamento de todo o corpo. Da mesma forma seria com a sociedade, a esse estado ele chama de doença social ou anomia, em que a sociedade se encontra sem leis e regras,permitindo a ocorrência de inúmeros conflitos de ordem moral, que deveriam ser superados, para que o estado de saúde fosse recuperado.sociedade.

Para Weber, a sociedade é fruto das ações racionais dos indivíduos, que fazem de forma consciente suas escolhas em todo campo de sua vida. Os indivíduos são dotados de capacidade, de racionalidade, o que os capacita a exercer sua vontade próipria. Coloca os indivíduos acima da sociedade, já que são eles que ¨dão vida¨à sociedade, por meio da família, igreja ...

A ação social pode ser também umaa omissão ou uma permissão, isso quer dizer, que é ação social é tudo a Esse contexto, o cientista social tem a responsabilidade de destacar o funcionamento normal da sociedade, identificando os sintomas da doença e indicando tratamento para a sociedade. Para ele, o estado é comparado ao cérebro , onde coordena as funções da sociedade em seu conjunto.

Durkheim era otimista quanto a sociedade capitalista, segundo ele, estimularia a solidariedade. O capitalismo trazia um processo de crescente especialização do trabalho,onde as pessoas eram levadas a especializar-se numa área ou num assunto, ele chamou de solidariedade orgânica, que garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas.

A partir dessa mudança, surge outro tipo de solidariedade : - mecânica, em que os indivíduos se identificavam por meio da família, religião, tradição e dos costumes, permanecendo autônomos em relação à divisão do trabalho social e até hoje ainda existe a solidariedade mecânica.

Durkheim frisa a importância da consciência coletiva, independentemente a consciência de cada um, haveria consciência coletiva, garantindo a coesão social, ou seja, a união. Isso se dar por punições estabelecidas pela sociedade.

Durkheim considera a sociedade como um organismo vivo, o indivíduo fora da sociedade seria como um órgão separado do corpo, não teria utilidade alguma. Para ele, o indivíduo só tem valor se estiver ligado à sociedade.




KARL MARX ( 1818 – 1883)
Karl Marx, o seu nome está relacionado como comunistas, radical, socialista, entre outras.

Difere da teoria de Durkheim , pois Marx era vinculados aos trabalhares e participava ativamente da luta proletária.

Para Marx, o conhecimento poderia ser um instrumento na luta dos trabalhadores por mudanças na estrutura econômica capitalista, que era injusta e desigual. Implatou uma nova sociedade, inicialmente socialista e depois comunista.

A preocupação central não era a implatação de uma sociedade comunista. Seria fruto da ação dos trabalhadores.

Investigava e compreendia todos os detalhes da sociedade capitalista e transmitia essas informações aos trabalhadores.

Os proletários e a burguesia se completam pois os trabalhadores vendem sua força de trabalho e os capitalistas possuem os meios de produção. Segundo Marx essa relação ocultaria um conflito, pois essas classes possuiriam interesses opostos, ele chamou esse conflito como ¨luta de classes¨.

A produção das mercadorias é coletiva, isto é, realizada pela maioria da população. Com isso, apropriação das riquezas dessas mercadorias passa a ser privada, ficando apenas com uma pequena parte da população.

Segundo Marx, no capitalismo o trabalhador perde a autonomia do processo produtivo, passa a ser submissos a administradores, principalmente a partir de modernas máquinas , Marx chama de alienação.

Conseqüência da divisão do trabalho, a alienação produz o fetiche da mercadoria, é como se a mercadoria tivesse vida própria. O fetiche ocultaria a principal característica, que é ser fruto do trabalho humano.

Na teoria de Marx predomina o de mais valia, significa que o capitalista não paga ao trabalhador por tudo que ele produz, apenas o suficiente para mantê-lo vivo. Com isso os donos de negócios ficam mais ricos e os trabalhadores cada vez mais pobre.

Muita desigualdade nas negociações entre capitalistas e proletários, por meio de ação política da classe trabalhadora, seria a classe que poderia opor-se ao capitalismo, implantando uma nova sociedade – comunismo.

Os trabalhadores passa a se organizar em sindicatos com objetivo de defender os interesses dos trabalhadores.

Para Marx, o trabalho é fundamental para o homem enquanto ser social. Criou uma educação politécnica , onde incluía a educação física. Com essa educação possibilitaria que o indivíduo tivesse uma leitura ampla e transformadora, um individuo crítico.






MAX WEBER ( 1864-1920)
Weber produz uma sociologia compreensiva, preocupa-se com compreensão das atitudes dos indivíduos na quilo que o individuo faz, orientando-se pela ação dos outros.

Alguns tipos de ação social :
- Ação tradicional é determinada por tradições e costumes;

- Ação afetiva, o individuo age de acordo com suas emoções imediatas, por exemplo, vingança, desespero, entusiasmo... Quando magoa outra pessoa, agiu sem pensar.

- Ação racional com relação a fins, quando é colocado um objetivo a ser atingido e para isso é necessário recorrer aos meios disponíveis;

-Ação racional em relação a valores é determinada pela crença num valor considerado importante.

Weber concebe a sociedade composta por diferentes esferas, a econômica, a religião, política, jurídica, social, cultura – cada uma delas funcionando de maneira autônoma e desligada das demais. O conhecimento será sempre limitado.

Weber se destacou na política, ele identificou três tipos básicos de denominação legítima: - a denominação legal, a obediência se baseia na observação de estatuto , leis, normas; - a denominação tradicional, obediência em virtude da crença na santidade, exemplo, dominação dos pais em relação aos filhos; - a denominação carismática é que se baseia no carisma do líder.

Outra teoria de Weber é a interpretação que ele faz da consolidação do modo capitalista. Em sua investigação, ele identificou que a reforma protestante desenvolveu e favoreceu a acumulação capitalista.

Max Weber preocupava com a crescente burocratização da sociedade capitalista moderna. Foi necessário aumentar regulamentos e normas para serem obedecidas devido o aumento da sociedade. E que essas leis não devem ser definitivas, pode modificar no decorrer da história.


Referências:
- Apostila
- Enciclopédia
- Dicionário Aurélio



Conclusão:
Foi importante a pesquisa, a elaboração desse trabalho, onde descobri o papel de cada um deles para a nossa sociedade.

Durkheim acreditava que os indíviduos são o produto de forças sociais complexas e não podem ser entendidos fora do contexto social em que vivem. Foemulou o termo consciência coletiva para descrever o caráter de uma sociedade particulas. De acordo com Durkheim, esta consciência coletiva difere totalmente das consciências individuais que a formam.

Karl Marx, tranformou radicalmente a sociedade capitalista, dividindo em duas classes: trabalhadores e capitalista. Para Marx, o trabalho é fundamental para o homem enquanto ser social. Lutou a favor dos trabalhadores, onde suregiu os sindicatos e partidos políticos.

Tranformou a educação, criando a educação politécnica, onde incluia a educação fisíca. Com essa educação possibilitaria que o indíviduo tivesse uma leitura ampla e transformaria esse indíviduo critíco.

Max Weber, acreditava que a família, a escola tem responsabilidade de formar os indíviduos, podendo manter a ordem social. Essa é a educação racional, onde prepara o homem para viver em ordem dentro da sociedade. A educação para Weber não está vinculada como formação integral, mas uma educação como treinamento para habilitar o indíviduo a realização de cada tarefa específica.


Texto enviado às 10:39 - 15 de dezembro de 2010
Autor: Josilene Queiroz Santos

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