Eletrodinâmica

Eletrodinâmica

Por

A Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento. O estudo da eletrodinâmica também envolve alguns conceitos da química, como as propriedades dos átomos.

Como sabemos, os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Os elétrons se encontram livres ou presos ao núcleo do átomo.

Quando temos elétrons livres, eles podem fazer o transporte da energia elétrica, ou corrente elétrica. Isso é possível em substâncias químicas condutoras de energia.

Pois bem, na eletrodinâmica é feito o estudo das cargas elétricas em movimento. Toda corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. Essa corrente precisa de um condutor metálico e possui sentido convencional, que é o deslocamento das cargas positivas do potencial maior para o menor; e sentido real, que é o deslocamento do potencial menor para o maior.

A eletrodinâmica também estuda os resistores, tipos de componentes elétricos que limitam a intensidade da corrente elétrica.

Lembrando que a corrente elétrica tem intensidade, efeitos e tipos, como a corrente contínua e a corrente alternada. Outros conceitos importantes para a eletrodinâmica são: os condutores, supercondutores e os isolantes.


Vídeo aula sobre eletrodinâmica:

Vamos entender melhor cada conceito:
Condutores – objetos responsáveis pelo movimento dos elétrons. Podem ser metais, água e o corpo humano.

Supercondutores – substâncias específicas que conduzem muito bem a energia, como a cerâmica, que oferece pouca resistência à movimentação dos elétrons.

Isolantes – são materiais que impedem a movimentação de elétrons, como a borracha e a madeira.

Leia também! Assuntos relevantes