Eletricidade Estática


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Eletricidade Estática

Por Juliana, Grupo Escolar

A Eletricidade Estática acontece quando uma certa quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em comparação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. O ramo da física que estuda esse fenômeno é a Eletrostática.

Nesse contexto, quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, o corpo fica carregado negativamente. E na situação inversa, o corpo fica carregado positivamente.

A eletricidade estática pode ser produzida por meio da fricção de dois corpos. Nesses casos, acontece um acúmulo de cargas elétricas.

Existem três tipos de estudo da eletrostática. São eles: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

Dois princípios importantes para o entendimento da eletrostática são: o Princípio da conservação da carga elétrica e o Princípio da atração e repulsão entre cargas elétricas.

No dia-a-dia podemos notar a eletricidade estática em atividades corriqueiras, como pentear os cabelos: em dias secos, os fios de cabelo se repelem, pois eles estão eletrizados.




Leia também! Assuntos relevantes.

Como se vivia no Brasil antes da eletricidade?
Você consegue imaginar como seria viver sem eletricidade? Para as novas gerações, a falta da energia elétrica é algo inimaginável. Seria impossível vi...

Gerador Elétrico
Gerador elétrico é um elemento de circuito cuja função é converter energia não elétrica (Mecânica, Química, Etc.) em energia elétrica. O gerador ab...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados