Elementos Radioativos

Elementos Radioativos

Por

Os elementos radioativos são estudados na química com atenção devido ao seu poder energético e aos danos que podem causar à vida no planeta e à saúde humana. Existem aproximadamente 90 elementos químicos estáveis, que possuem átomo estável eletricamente em seu núcleo.

Quando os elementos apresentam carga elétrica positiva, os prótons conferem ao núcleo uma característica atômica. Quanto maior o número de prótons no núcleo do átomo, maior o peso molecular e a emissão de partículas nucleares.

A radioatividade engloba elementos formados por átomos isótopos. Os principais elementos químicos radioativos do mundo são: urânio (U), polônio (Po), rádio (Ra) e césio (Cs). O urânio, por exemplo, está diretamente relacionado à evolução de pesquisas e projetos envolvendo a radioatividade, inclusive para fins militares. Este foi o primeiro elemento descoberto com emissão radioativa.

Confira algumas características dos principais elementos radioativos da química:

Urânio – É um elemento radioativo bastante usado em reatores nucleares. Também foi empregado para o desenvolvimento de bombas atômicas.

Polônio – É um elemento com número atômico 84 e massa atômica de 209 u. Considerado um semimetal, ele é resultado da decomposição radioativa do urânio.

Rádio – É um elemento químico muito radioativo. Ele foi descoberto por Marie Sklodowska Curie e Pierre Curie. Também é resultado da decomposição do urânio.

Césio – Este elemento foi descoberto em 1860, por Kirchoff e Bunsen. Ele é tóxico e radioativo, e tem sido empregado em aparelhos de raios-X por ser emissor de raios alfa.

Hidrogênio – É um elemento radioativo quando apresenta número de massa 2. Tem sido usado no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, considerada a arma mais poderosa existente no mundo.

Cobalto – É um elemento químico com número de massa 59. Já o Cobalto 60, desenvolvido de forma artificial, tem sido aplicado no tratamento de diversos tipos de tumores pela medicina.

Leia também! Assuntos relevantes