Elementos da textualidade

Os elementos da textualidade garantem a qualidade e a originalidade das produções literárias.

Os elementos da textualidade são empregados na produção textual para dar sentido à obra. Dentro dessa categoria, temos conceitos como contextualização, coesão, coerência e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade.

Esses elementos, quando bem empregados, garantem a originalidade e a qualidade dos textos, sejam eles literários ou informativos. O objetivo dos elementos da textualidade é garantir que as ideias do autor possam ir ao encontro da compreensão do leitor.

Para escrever um bom texto é necessário, antes de tudo, compreender os significados e a finalidade do mesmo. Nesse sentido, os elementos da textualidade ajudam na interpretação e tornam a leitura mais agradável.

Textos de qualidade também devem apresentar os seguintes aspectos:
Clareza da palavras – Uso de palavras de fácil compreensão

Expressividade – Escolha das palavras adequadas baseada nos critérios de coesão e coerência

Ordem direta das palavras – Uso do sujeito seguido do predicado

Originalidade – Ser original e fugir dos clichês.

Conheça os principais elementos da textualidade:
Intencionalidade – Rerefe-se à comunicação eficiente, que permite que as intenções comunicativas fiquem claras para o leitor.

Aceitabilidade – Texto compatível com a expectativa do receptor. Depende da qualidade do texto.

Situacionalidade – Adequação do texto ao contexto de comunicação. Orienta o sentido do discurso.

Informatividade – Discurso menos previsível e mais informativo.

Intertextualidade – Mescla de textos e contextos.

Contextualização – Situação comunicativa concreta em que o texto foi produzido.

Coesão – Mecanismos linguísticos que garantem a ordenação do texto e a unidade semântica. A coesão dá a organização formal do texto.

Coerência – Referência a não contradição, a não tautologia e a relevância.