Efeitos do Aquecimento Global no Brasil

O aquecimento global é um fenômeno que começou com a Revolução Industrial e que foi se intensificando a partir do século XX. Caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta, o aquecimento global vem causando diversos prejuízos ao meio ambiente e aos seres humanos.

Estudos já indicaram que as consequências do aquecimento global podem ser desastrosas para a vida no planeta no futuro. Causado principalmente pelas ações do homem e pela intensa poluição atmosférica, o aquecimento global tem efeitos que já podem ser sentidos e notados em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

De acordo com pesquisas recentes, nosso país pode ser terrivelmente impactado pelas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Os níveis de poluição nas cidades brasileiras são alarmantes e, caso o país não adote mecanismos de controle rigorosos, a situação pode ficar muito perigosa.

Cientistas já afirmam que é preciso limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até o ano de 2050. Para que essa meta seja atingida, é necessário reduzir a emissão de gases do efeito estufa em cerca de 70%.

Se o ritmo de poluição se mantiver, o planeta Terra passará por transformações severas e prejudiciais, fazendo com que grandes áreas desapareçam até o ano de 2080. Em relação aos possíveis impactos do aquecimento global no Brasil, estudiosos já contam com um provável panorama bastante pessimista. Confira!

Como o Brasil sofrerá no futuro com o aquecimento global?

Segundo estudos do IPCC, da Embrapa, da Fiocruz e da UFRJ, as mudanças climáticas e o aquecimento global devem elevar os casos de algumas doenças no Brasil, podendo, inclusive, provocar um surto de gripe aviária. Outros cenários pessimistas indicam que o Brasil também poderia ter perdas gigantescas em suas lavouras, passar por apagões elétricos, registrar um grande número de mortes causadas por ondas de calor e amargar o desaparecimento de sua fauna e biodiversidade.

De acordo com pesquisadores da Embrapa, se a temperatura global ficar 4 graus mais quente, o Brasil terá prejuízos nas culturas de soja, arroz e milho, o que pode acarretar um colapso para o segmento da agricultura.

Além disso, o país pode sofrer com a falta de chuvas em algumas regiões, o que prejudicaria diretamente as usinas hidrelétricas e a geração de eletricidade.

O aquecimento global também pode fazer com que o Brasil viva secas severas e apagões. No quesito ondas de calor, nosso país teria pessoas expostas a temperaturas elevadíssimas, fazendo com que qualquer cidadão sem um ar-condicionado em casa corresse sérios riscos de morrer.

Aquecimento Global

Em nossa biodiversidade, o aquecimento global também pode ter um impacto devastador, levando a Amazônia a se tornar uma savana e fazendo com que o semiárido se tornasse quase um deserto. O aumento da temperatura global também levaria 16% das espécies brasileiras à extinção.