Efeito Placebo

Por

O efeito placebo é um estado do organismo, um efeito de bem estar que não é gerado por remédios. Isso significa que, com o efeito placebo, as pessoas tendem a se sentirem bem sem que haja a necessidade de uma ação farmacológica de medicamento.

Este efeito pode ser alcançado com a administração de substâncias sem princípio ativo. Em alguns casos de efeito placebo, acontece a medicação efetiva de uma pessoa por um determinado tempo com um remédio que apresente o princípio ativo de um antidepressivo. Depois, esse medicamento pode ser substituído por um complexo de vitaminas e os pacientes continuarão sentindo o efeito do fármaco antidepressivo, alcançando uma melhoria clínica.

Diante disso, o efeito placebo pode ser entendido como o efeito da recuperação espontânea. Alguns estudiosos acreditam que o efeito placebo seja resultado de um condicionamento do circuito cerebral da recompensa, onde o cérebro acha que está recebendo uma determinada substância e, por isso, promove o alívio dos sintomas negativos do corpo e da mente.

Vários estudos já comprovaram o efeito placebo, no qual um medicamento falso pode curar uma doença da mesma forma que um remédio verdadeiro. A reação do efeito placebo também acontece quando uma pessoa se convence de que tomar determinado medicamento ajudará em sua cura.

Leia também! Assuntos relevantes