Educação para todos

O conceito de educação para todos tem como objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade em todos os níveis de formação e conhecimento. No Brasil, existe um programa chamado “Todos pela Educação”, fundado em 2006, que trabalha exatamente com a meta de contribuir para o avanço da educação na sociedade brasileira até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

A educação para todos consiste em oferecer a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade. De acordo com o estatuto do programa “Todos pela Educação”, é preciso estimular a participação de representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, jornalistas e empresários na busca por uma educação pública de qualidade.

Os objetivos do movimento são: facilitar o acesso à alfabetização, ampliar os recursos investidos na Educação Básica e melhorar a gestão desses recursos. Para alcançar estes objetivos, foram estabelecidas 5 metas principais para as necessidades da educação pública no Brasil. São elas:

1 – Toda criança e jovem de 4 a 17 anos devem estar na escola

2 – Toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os 8 anos

3 – Todo aluno deve contar com o aprendizado adequado ao seu ano

4 – Todo jovem deve ter concluído o Ensino Médio até os 19 anos

5 – O investimento em educação deve ser ampliado e bem gerido

Para a efetiva melhoria da qualidade da educação, o Brasil precisa formar mais professores, definir os direitos de aprendizagem, ampliar a exposição do aluno ao ensino, usar avaliações na gestão educacional e aperfeiçoar a governança da educação. Para contribuir com este processo, a população brasileira deve valorizar os professores, apoiar o protagonismo dos alunos, ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens, entre outras iniciativas.