Educação financeira

Educação financeira

Por

A educação financeira é uma disciplina que se dedica ao ensino de práticas conscientes de consumo e de uma forma inteligente de lidar com o dinheiro e organizar as finanças pessoais. Existem diversos comportamentos que fazem parte do desenvolvimento da educação financeira, como saber o valor do dinheiro, avaliar as altas dos preços e as alterações do mercado econômico.

Para muitas pessoas, a educação financeira está relacionada a planilhas e cálculos matemáticos, mas a verdade é que esta disciplina tem muito mais relação com a forma como as pessoas administram seus recursos financeiros e planejam seus gastos.

A educação financeira tem o objetivo de mudar o comportamento da população, ensinando as pessoas a cuidarem de seus rendimentos e planejarem a realização de alguns sonhos pessoais. O mais importante na educação financeira é consumir de forma consciente.

Esta disciplina é muito importante dentro do sistema capitalista, pois permite que as pessoas valorizem seu dinheiro e entendam as variáveis do mercado econômico, como os rendimentos da poupança, os financiamentos e as taxas de juros, investimentos e rendimentos. A educação financeira ensina como as pessoas podem poupar dinheiro para atingir objetivos.

Leia também! Assuntos relevantes