Educação a distância no Brasil

Educação a distância no Brasil

Por

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem crescendo muito no Brasil. A metodologia de ensino a distância começou a ganhar espaço com os cursos por correspondência, depois com a ajuda do rádio e da tv e, atualmente, é reforçada pelas ferramentas tecnológicas e pela internet.

O número de estudantes matriculados em cursos universitários a distância já corresponde a cerca de 14% do total de matriculados no Brasil. Esta modalidade tem ampliado as oportunidades de qualificação com cursos 100% online.

As estratégias de EAD oferecem diversos benefícios aos estudantes, como flexibilidade de horários, economia, mais interatividade e aulas dinâmicas. No Brasil, as instituições de ensino precisam de credenciamento do MEC para oferecerem cursos a distância. Além disso, os docentes devem ser qualificados e o centro educacional ou universidade deve contar com recursos tecnológicos disponíveis.

Na prática, a Educação a Distância é uma modalidade educacional mediada por meios e tecnologias de informação e comunicação. As bases legais brasileiras para a modalidade de educação a distância estão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Leia também! Assuntos relevantes