Ecologia

Por

Hoje em dia muito é comum ouvir falar a respeito de ecologia e também, da necessidade de preservação de nosso meio ambiente, afinal de contas, tudo que está ao nosso redor, faz parte de nossa existência e, é de extrema importância para nosso continuo desenvolvimento. Prova disso são as milhares de ONGs espalhadas pelo mundo que defendem o meio ambiente e também, a reciclagem que cada vez mais faz parte de nosso cotidiano.

A Ecologia faz parte da Biologia, ciência que estuda não somente os seres vivos, como também suas interações nos ambientes que habitam. A palavra tem origem no grego oikos qiue significa casa e também, na palavra logos que significa estudo. Além de estudar o habitat e os seres, a Ecologia também observa a distribuição e abundância dos seres no Planeta.

Algumas pessoas podem achar que a Ecologia é uma ciência sem grande importância, caso for seu pensamento, saiba que está redondamente errado, está ciência é de suma importância para a continuação dos seres vivos do Planeta, digo seres vivos, pois, nós, seres humanos, também fazemos parte desse sistema complexo e delicado.

A ecologia estuda os animais e seus ecossistemas para certificar-se que tudo segue na perfeita harmonia, ainda mais nos dias de hoje que existe uma grande necessidade de chamarmos atenção de todos para a necessidade de preservação. Infelizmente, o desmatamento e a extinção de vários animais seguem um fluxo alarmante, e é neste ponto que entra o ecologista.

Os estudos e as observações recolhidas pelos Ecologistas nos traz a possibilidade de contornarmos determinados problemas e saná-los antes que seja tarde demais para recuperá-lo. Com estes estudos e observações, os homens podem criar planos para evitar a destruição da natureza, possibilitando assim, um mundo futuro melhor para todos de agora e para os de amanhã também.

A Ecologia possui um grande leque de estudos, afinal de contas, estamos falando de um sistema complexo e repleto de ramificações e pontos de estudo, uma espécie de especialização desta ciência tão importante, vejamos algumas: Sinecologia (Ecologia Comunitária), Macroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental), Agropecuária, Autoecologia e Demoecologia (Dinâmica das Populações).

No dia 05 de Junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia e no dia 1 de Março se comemora o Dia do Turismo Ecológico.

Leia também! Assuntos relevantes