Domínio da língua padrão

Domínio da língua padrão

Por

A língua padrão é entendida como a língua culta falada e escrita. O domínio desse padrão da linguagem formal é muito importante para quem estuda para vestibulares e concursos e também para quem busca uma posição de destaque no mercado de trabalho.

A língua padrão formal atende todas as exigências das normas cultas, ortografia, gramática e outros aspectos. Essa linguagem segue regras rígidas no âmbito da escrita e da comunicação verbal, principalmente em ambientes que exigem mais formalidade.

Na língua padrão não são permitidas gírias, abreviações e outras palavras da comunicação informal. No português, a língua formal foi moldada ao longo dos séculos, apresentando regras estabelecidas pela norma padrão do idioma.

Para utilizar a língua padrão com êxito é fundamental prestar atenção aos elementos da linguagem oral e escrita, às normas gramaticais, concordância nominal e verbal e à adequação das palavras. Outros pontos que também são importantes para o domínio da língua padrão são: pontuação, conjugação dos tempos verbais, flexão de nomes, uso de pronomes, correta ortografia das palavras, acentuação gráfica, divisão das sílabas, entre outros conhecimentos.

De uma maneira geral, podemos dizer que a língua padrão é aquela que aprendemos na escola.

Leia também! Assuntos relevantes