Doenças que afetam o sistema nervoso

Doenças que afetam o sistema nervoso

Por

O sistema nervoso coordena diversas ações do corpo humano. Ele está relacionado aos nossos movimentos, músculos, sentidos e coordenação motora.

Este sistema do organismo é composto por neurônios e nervos, estruturas complexas e que podem ser atingidas por diversas doenças. As principais patologias do sistema nervoso podem levar ao risco de morte ou deixar sequelas graves.

Conheça as principais doenças que afetam o nosso sistema nervoso:

Dor de Cabeça e Enxaqueca – As cefaleias são dores fortes na região da cabeça. Elas podem ter relação com diversos estados clínicos e psicológicos, como tensão, estresse, distúrbios de visão, hipertensão arterial, quadros de sinusites, problemas hormonais e infecções. É um problema relativamente comum entre a população.

Esclerose Múltipla – É uma doença neurológica e autoimune, que prejudica o cérebro e a medula espinhal.

Mal de Parkinson – Doença que costuma ser mais frequente em idosos, após os 60 anos de idade. É classificada como uma doença progressiva, que provoca degeneração dos neurônios. Os tremores involuntários são frequentes nos pacientes.

Doença de Huntington – O problema afeta a coordenação motora do paciente, levando à perda de movimentos e da capacidade intelectual.

Doença de Alzheimer – Esta doença é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade. Causa deterioração intelectual e perda progressiva da memória.

Acidente vascular cerebral (AVC) – Doença caracterizada por lesões nos vasos sanguíneos do cérebro. Pode deixar sequelas graves.

Poliomielite – Trata-se de uma infecção aguda do sistema nervoso central. A doença pode causar paralisia e é transmitida por vírus.

Meningite – É a infecção das meninges. Pode ser causada por bactérias e fungos.

Tetraplegia – É a paralisia dos membros superiores e inferiores. Pode ser causada por lesão da medula na região cervical, o que impede que os estímulos nervosos cheguem aos músculos.

Leia também! Assuntos relevantes