Doenças que afetam o intestino

As principais doenças que afetam o intestino delgado e grosso são as inflamações, que podem ocorrer no organismo por diversos motivos, levando a cólicas abdominais muito fortes, a diarreias e outros distúrbios.

Vale lembrar que o intestino delgado é um órgão de extrema importância no organismo, sendo responsável pela saúde digestiva. O intestino está localizado na região do abdómen, entre o estômago e o intestino grosso. Ele é responsável pela digestão e pela absorção de nutrientes.

As enfermidades do intestino interferem diretamente no funcionamento de todo o organismo, causando mal-estar e desconforto. São muitas as doenças que podem atingir a região do intestino humano, algumas são mais comuns e outras mais graves. Confira!


Doenças do intestino delgado e grosso

Síndrome de Crohn – Doença que ataca o cólon do intestino. Os principais sintomas são dores abdominais intensas, vômitos e diarreia. Essa enfermidade ocorre com mais frequência em pessoas que já apresentam histórico familiar de colite ulcerativa.


Câncer de Intestino – Essa doença é grave e caracterizada por lesões intestinais. Existem, ao menos, cinco tipos de tumores que podem afetar este órgão. São eles: o adenocarcinoma, o tumor estromal gastrointestinal, o linfoma, o sarcoma e o carcinoide. O câncer do intestino pode ser causado por outras enfermidades, como a doença celíaca ou a síndrome de crohn. Os principais sintomas são perda de peso repentina e sangue nas fezes.


Diverticulite – Essa é uma doença inflamatória, que surge na parede do intestino. A principal característica é o surgimento de érnias no intestino. Os principais sintomas do intestino inflamado são diarreias com sangue, febre alta e cólicas abdominais muito fortes.


Diverticulose – Condição caracterizada pela presença de pequenas bolsas na parede intestinal, mais comuns na parte final do intestino grosso. É uma inflamação que acomete homens e mulheres, principalmente depois dos 50 anos de idade. Em muitas pessoas, a doença é assintomática e pode ser causada por um aumento da pressão no interior do intestino.


Doença Celíaca – Essa doença causa uma baixa absorção de nutrientes. É caracterizada por uma intolerância a vários tipos de alimentos, como trigo, cevada e glúten. Os principais sintomas são dor abdominal, distensão abdominal, constipação, vômitos, fadiga e perda de peso repentina. As pessoas que sofrem dessa doença precisam adotar uma dieta equilibrada, livre de glúten.


Hérnia inguinal – É uma doença comum no intestino delgado e tem relação com a obesidade. Os principais sintomas são dores na virilha, dificuldade para defecar e obstrução intestinal.

Além das doenças citadas, o intestino também pode ser acometido por infarto intestinal, endometriose, úlceras duodenais, doença diverticular, constipação, diarreia e infecção bacteriana. Ter uma alimentação saudável é uma forma de proteger o intestino contra diversas doenças. Converse com seu médico!

Leia também! Assuntos relevantes