Doenças que afetam o fígado

Doenças que afetam o fígado

Por

Existem diversas doenças que podem comprometer a saúde do fígado humano. Essas patologias são identificadas tanto em adultos quanto em crianças.

Entre as doenças mais comuns no fígado temos as chamadas doenças hepáticas, como as hepatites virais, por exemplo. Para evitar esse tipo de problema de saúde é importante realizar uma avaliação médica periódica, além de tratar as doenças da maneira adequada.

Muitas enfermidades que afetam o fígado têm formas de controle e não apresentam grandes complicações, mas também existem cirroses hepáticas graves e o câncer de fígado, que, em alguns casos, levam ao risco de vida. Se você apresenta um inchaço abdominal anormal, procure um médico para realizar os exames necessários.

Confira as principais doenças que atingem o fígado:

Síndrome de Alagille – Trata-se de uma doença rara, caracterizada pela ocorrência de menos ductos biliares. Nestes casos, o fígado deixa de desempenhar suas funções.

Esteatose Hepática – São as formas de hepatites causadas por vírus (A, B, C, D, E).

Doença Hepática provocada por bebida alcoólica – Pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso podem desenvolver diversos problemas de fígado, como hepatite, fibrose e cirrose.

Hepatite Autoimune – A doença se manifesta quando o sistema imunológico do paciente começa a atacar as células do fígado.

Câncer de Fígado – A doença tem duas formas: o câncer de fígado primário, que surge diretamente no órgão; e o câncer de fígado secundário, que surge como metástase de outro câncer.

Síndrome de Gilbert – Esta doença provoca uma redução nas enzimas de bile no fígado. O problema pode ser assintomático.

Cirrose Biliar – A doença provoca uma inflamação nos ductos biliares do fígado. Dessa forma, a bile se acumula no órgão e causa a cirrose.

Para evitar doenças hepáticas, converse com o médico especialista e siga todas as orientações preventivas. Leve uma vida saudável, sem excessos e com bons hábitos alimentares.

A prevenção é fundamental, pois as doenças do fígado são, muitas vezes, silenciosas, apresentando sintomas apenas em quadros avançados.

Leia também! Assuntos relevantes