Doenças que afetam a visão

Doenças que afetam a visão

Por

Existem muitas doenças oftalmológicas que podem comprometer a saúde e a capacidade visual das pessoas. Em alguns casos, essas doenças, quando não tratadas corretamente, podem levar à perda total da visão, sendo de extrema importância manter cuidados preventivos e consultas regulares com o médico especialista.

As doenças que afetam a visão, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas. A recomendação é que as pessoas façam visitas anuais ao oftalmologista, a fim de verificar as condições da saúde visual.


Conheça as principais doenças que atingem nossa visão:

Durante a infância, os principais problemas são os congênitos, como a catarata; e os problemas de estrabismo e refração. Já na adolescência, as doenças mais comuns são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Olho Humano

Na fase adulta, as pessoas apresentam maior tendência a apresentar quadros relacionados a doenças sistêmicas, como a retinopatia diabética.
Por fim, nos idosos são comuns os problemas relacionados ao avanço da idade, como a catarata.


Confira detalhes sobre cada doença:

Retinopatia diabética – Doença relacionada a diabetes. Afeta os vasos sanguíneos da retina. O paciente apresenta visão dupla.

Catarata – Doença marcada pela presença de uma lesão ocular que provoca a opacidade do cristalino. O paciente tem dificuldade para focalizar as imagens. A doença é progressiva e precisa ser tratada.

Glaucoma – Doença silenciosa, que afeta a visão periférica. Trata-se de uma alteração do nervo, responsável por diminuir o campo de visão. É uma degeneração óptica mais frequente em pessoas acima de 40 anos.

Daltonismo – Doença caracterizada pela dificuldade de diferenciar as cores. É uma doença genética, sem cura.

Estrabismo – Esse distúrbio afeta o paralelismo entre os olhos. O paciente apresenta um desvio no olhar e tem menor senso de profundidade. A doença pode ser tratada com óculos ou com indicação de cirurgia.

Leia também! Assuntos relevantes