Doenças que afetam a tireoide

Doenças que afetam a tireoide

Por

As doenças que afetam a tireoide alteram o funcionamento dessa glândula localizada na parte inferior do pescoço e responsável por regular importantes processos do metabolismo humano. Diferentes tipos de doenças podem atingir a tireoide, prejudicando principalmente sua função de produzir hormônios como a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3).

No corpo humano, a tireoide desempenha o papel de mecanismo de autocontrole. Quando os níveis de hormônios estão baixos, o cérebro recebe um comando para produzir um liberador de tirotropina (TRH), que atua para liberar o hormônio estimulador da tireoide (TSH).

Os distúrbios da tireoide são caracterizados pelo funcionamento incorreto da glândula, que pode produzir mais ou menos hormônios.


Conheça as principais doenças que afetam a tireoide:


Hipotireoidismo

Doença caracterizada pela redução no nível de produção e liberação dos hormônios tireoidianos. Os sintomas do hipotireoidismo são: cansaço, anemia, sonolência, pele seca, constipação, câimbras, entre outros. Ao notar qualquer sintoma, procure um médico endocrinologista para o tratamento adequado.


Hipertireoidismo

Doença caracterizada pelo aumento no nível de produção dos hormônios tireoidianos. Os principais sintomas são: nervosismo, sudorese, palpitação, fraqueza e emagrecimento excessivo. É importante buscar uma avaliação do endocrinologista.


Nódulo da Tireoide

A doença atinge cerca de 7% da população. Apenas 5% dos nódulos tireoidianos são malignos. Para avaliar o tipo de nódulo é comum que o médico solicite uma punção aspirativa, capaz de apontar a presença de nódulos malignos ou benignos.


Diagnóstico e Tratamento

São vários os exames capazes de identificar alterações na tireoide, entre eles estão os exames de sangue que medem os níveis de hormônios tireoidianos e TSH e os exames de imagem, como o ultrassom de tireoide, por exemplo.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico endocrinologista e o tratamento depende do tipo de disfunção.

Leia também! Assuntos relevantes