Doenças que afetam a memória

Doenças que afetam a memória

Por

Existem muitas doenças que podem prejudicar de forma parcial ou total a memória de um indivíduo, temporária ou permanentemente. Alguns sinais são compromissos perdidos, tarefas não feitas, esquecimentos pequenos de coisas simples que, aos poucos, podem ir se complicando.

Confira abaixo algumas das principais doenças que podem causar perda de memória.


Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é, talvez, a doença mais comentada com relação à perda de memória, pois é um dos seus principais sintomas. Além disso, o indivíduo fica sem atitude, sem iniciativa, perdendo também a sua cognição. Trata-se de uma doença neurológica progressiva que atrofia o cérebro e, até o momento, não tem cura, mas sim um retardamento de sua evolução.


Lesões traumáticas

Lesões também podem causar a perda da memória. Um exemplo bastante comum é em acidentes de carro. O corpo todo está na mesma velocidade que o veículo em movimento, então quando o carro bate, o corpo também sofre o impacto. Com isso, o crânio bate de um lado para o outro, podendo fazer com que o cérebro girasse e voltasse a sua posição. Com isso, dependendo do local da lesão cerebral, o órgão perde a capacidade de interação entre seus hemisférios, causando danos à memória do indivíduo.


Paradas cardíacas

Pode parecer um pouco estranho falar que uma parada cardíaca pode causar perda de memória, mas isso pode acontecer. Mesmo que seja raro, isso pode ser causado devido ao tempo que o indivíduo demorou para ser socorrido, pois isso faz com que o cérebro fique mais tempo sem oxigenação.


Estresse

Falta de sono, cansaço e estresse podem comprometer a memória, mas são problemas reversíveis. Basta que o indivíduo passe a descansar mais e gerenciar o estresse.


Problemas na tireoide

A tireoide é essencial para a boa memória do corpo, pois controla todo o equilíbrio hormonal. As disfunções, entretanto, são tratáveis com medicamentos e, portanto, os quadros são reversíveis.


Falta de vitaminas

Estar com deficiência de vitaminas também pode afetar de forma significativa a sua memória. A má alimentação pode comprometer a absorção de vitaminas necessárias para o bom funcionamento cerebral, e portanto, comprometer a memória. Para resolver, basta fazer reposições de vitaminas com orientações médicas após exames necessários.


Pressão alta

A pressão alta pode aumentar os riscos de AVC, o que causa lesões cerebrais, podendo causar problemas de memória no indivíduo.


Outras doenças

O diabetes, depressão e déficit de atenção também podem causar a perda de memória. No caso do diabetes, basta controlar, e na depressão os medicamentos podem ajudar. Alguns casos de déficit de atenção, entretanto, são patológicos e devem, portanto, ser tratados seriamente com orientação médica.

É claro que é preciso sempre consultar um médico para saber exatamente qual a causa da perda de memória, mas alguns cuidados podem ajudar: relaxar, exercitar a mente e o raciocínio e manter uma alimentação equilibrada, assim como praticar exercícios físicos e ter boas noites de sono.

Leia também! Assuntos relevantes