Doenças que afetam a garganta

Doenças que afetam a garganta

Por

A garganta fica na parte posterior da boca e está integrada ao sistema respiratório e ao sistema digestivo dos seres humanos. Ela é formada por amígdala, faringe e laringe, e serve como porta de entrada dos alimentos no organismo. Além disso, a garganta funciona como um filtro contra poeira, bactérias e vírus.

São várias as doenças que afetam a garganta, principalmente durante a infância, quando as dores de garganta são frequentes por conta da pouca imunidade.


Confira uma relação das principais doenças que afetam a garganta:

Faringite – Doença inflamatória da mucosa que serve como revestimento para a faringe. O principal sintoma é dor ao engolir, mas também pode ser acompanhada de febre e mal-estar. Nota-se uma vermelhidão no revestimento da garganta. A faringite tem causa viral e seu tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios.

Amigdalite Aguda – Doença inflamatória e infecciosa que atinge as amígdalas. É uma doença comum durante o inverno. Causa dor de garganta, febre e gânglios no pescoço. As amígdalas se mostram vermelhas e com pus. O tratamento é feito com anti-inflamatórios e antitérmicos.

Amigdalite Caseosa – Pessoas que apresentam pequenos orifícios nas amígdalas tendem a acumular restos alimentares que formam os caseums, bolinhas brancas e com mau cheiro. O tratamento deve ser feito com enxaguantes bucais.

Abscesso Periamigdaliano – Complicação da amigdalite. A doença é caracterizada por formação de pontos de pus entre a amígdala e a garganta. O paciente pode ter dificuldades para abrir a boca. O tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e antitérmicos.

Para algumas doenças, a recomendação médica é a cirurgia. O procedimento cirúrgico pode ser indicado quando o paciente apresenta dificuldade para respirar, tem amigdalites de repetição, mau hálito por amigdalite caseosa ou câncer de garganta. Consulte um médico otorrino periodicamente para verificar as condições de saúde da sua garganta!

Leia também! Assuntos relevantes