Doenças que afetam a coluna vertebral

A coluna é o principal eixo de sustentação do esqueleto humano. Ela é extremamente importante para os movimentos do pescoço e do tronco, além de ser a proteção natural da medula.

Existem algumas doenças e condições que afetam a coluna vertebral e que podem causar muita dor e desconforto. Doenças como hérnia de disco e artrose são as principais causas de problemas de coluna entre a população.

Ao notar dores intensas na região, é importante procurar um médico especialista para o diagnóstico. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão as chances de recuperação.


Características da coluna

A coluna vertebral começa na base do crânio e termina na bacia. Ela conta com 33 ossos, que recebem o nome de vértebras, e se divide em cinco porções. As vértebras são separadas por discos, que agem como amortecedores da coluna e contribuem para os movimentos.

Coluna

Além de sustentar o esqueleto, a coluna é importante para a realização de diversos movimentos. Por isso, é fundamental cuidar da saúde dessa estrutura de nosso corpo.


Confira as doenças que podem afetar a coluna vertebral

Normalmente, as doenças da coluna causam muita dor e atrapalham a rotina das pessoas, prejudicando a vida social e profissional. Além disso, elas tiram a qualidade de vida, podem levar ao ganho de peso pela falta de movimentação e atividades físicas e prejudicam a postura. Conheça as doenças:

Raiox Coluna Vertebral

Hérnia de disco – Doença bastante comum entre a população brasileira. Caracterizada pelo desgaste dos discos vertebrais da coluna. Existem vários tipos de hérnia de disco, mas, em geral, essa é uma condição bastante dolorosa. O tratamento pode ser feito com cirurgias, fisioterapias e outros meios.


Lombalgia – Conhecida como dor nas costas, a lombalgia também é frequente. Ela atinge a região lombar e pode se agravar, caso não seja tratada corretamente.


Escoliose – Essa doença é caracterizada pela deformação da coluna vertebral. Existem diferentes graus da escoliose. O tratamento pode ser feito com cirurgia e fisioterapia.


Artrose da coluna – É uma doença do reumatismo, comum em idosos. Trata-se do desgaste dos ossos e da cartilagem da coluna. Com este enfraquecimento, ocorre também uma perda dos tecidos da coluna.


Cifose de Scheuermann – Essa doença é progressiva e atinge crianças entre 8 e 12 anos. É caracterizada por fortes dores nas costas.


Espondilite anquilosante – É um distúrbio inflamatório do esqueleto axial. Ocorre principalmente em homens jovens.


Espondilolistese lombar – Trata-se do escorregamento de uma vértebra sobre a outra. O tratamento depende do grau do problema e da idade do paciente.


Fratura Vertebral Osteoporótica – Ocorre principalmente em idosos que passam por traumas leves, como quedas, por exemplo.


Tumores da Coluna Vertebral – Engloba todos os tipos de tumores, benignos e malignos, que podem atingir a medula espinhal e a coluna vertebral.


Cuide da sua coluna, tenha uma vida saudável, pratique esportes e controle o peso. A coluna vertebral é essencial para seus movimentos. Em casos de dores fortes na região da coluna, procure um médico!

Leia também! Assuntos relevantes