Doenças que afetam a audição

Doenças que afetam a audição

Por

A audição é um sentido de fundamental importância para os seres humanos, pois complementa os outros sentidos e garante o equilíbrio e socialização. Cuidar da saúde auditiva é a melhor maneira de evitar doenças que levam à perda da audição.

Manter uma rotina anual de testes de audição é recomendado em qualquer faixa etária, mas principalmente para os idosos. Na prática, a perda auditiva pode acontecer de forma condutiva, sensorioneural e mista. O problema é classificado de acordo com sua intensidade.

Conheça as principais doenças responsáveis por perdas auditivas na população:

Otite média – É um tipo de processo inflamatório que afeta a orelha média. Doença comum durante o inverno, principalmente nas crianças, como evolução de uma gripe. Provoca dor e leve perda auditiva.

Otite externa – É a inflamação da orelha externa. Pode ser causada por entrada de água ou por meio da introdução de objetos no canal do ouvido, como as hastes flexíveis de algodão, por exemplo. Causa dor de ouvido e ouvido entupido.

Doenças do labirinto – São doenças conhecidas como labirintites, que podem ser provocadas por problemas na coluna vertebral, diabetes, lesões nas células da orelha interna, distúrbios da tireoide, entre outros. O paciente apresenta tontura, zumbido e diminuição da audição.

Perfuração da membrana timpânica – Problema causado pelas otites bacterianas. As bactérias afetam a membrana timpânica, levando à perfuração. Também pode ser provocada por lesão. Ocorre diminuição da audição.

Problemas Genéticos – A perda auditiva sensorioneural pode ser causada por células ciliadas da cóclea, que deixam de transmitir o som para as vias auditivas. A doença é permanente.

Presbiacusia – Doença caracterizada por um processo natural de envelhecimento. A perda auditiva mais significativa acontece entre os 60 e 65 anos de idade.

Ruído Ocupacional – Problema causado pela exposição frequente a ruídos no trabalho.

Ototoxicidade – Doença causada pelo uso excessivo de medicamentos que agridem o ouvido interno.

Para diagnosticar as doenças, as pessoas precisam passar por avaliações auditivas. Consulte seu médico regularmente.

Leia também! Assuntos relevantes