Doenças não contagiosas

Doenças não contagiosas

Por

As doenças não contagiosas são aquelas que não podem ser transmitidas para outras pessoas, ou seja, são doenças não-infecciosas e doenças crônicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 35 milhões de pessoas morrem de doenças não contagiosas todos os anos.

Muitas doenças não contagiosas são responsáveis por mortes prematuras, principalmente nos países em desenvolvimento. Essas doenças podem ser tratadas com o acesso dos doentes a remédios essenciais e tecnologia médica.

Com pequenas mudanças de comportamento da população mundial, muitas mortes por doenças não-contagiosas poderiam ser evitadas. Os principais fatores de risco para esse tipo de doença são o tabaco, uma alimentação desequilibrada, obesidade, falta de atividade física e a ingestão de álcool. Outro fator que poderia reduzir a mortalidade por esse tipo de doença é o diagnóstico precoce.

As principais doenças não contagiosas da atualidade são o câncer de útero e de mama, diabetes e pressão alta. Quatro doenças crônicas não-contagiosas são responsáveis por 60% das mortes no mundo. São elas, as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e a doença crônica respiratória.

Outras doenças não contagiosas são: Vitiligo, Psoríase, Doenças crônico degenerativas, Asma, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Anemia, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes