Doenças de pele mais comuns

Doenças de pele mais comuns

Por

Existem várias doenças que atingem a pele, o maior órgão do corpo humano. Embora as doenças de pele não cheguem a ser fatais na maioria dos casos, elas devem ser tratadas com atenção e acompanhamento de um médico dermatologista.

Vale lembrar ainda, que a pele humana é sensível e por isso deve ser cuidada, com aplicação diária de filtro solar e cremes hidratantes. Vejamos abaixo a lista das doenças de pele mais comuns.


Acne – Esse problema de pele atinge a maioria das pessoas, principalmente na fase da adolescência. A acne é uma inflamação que acontece por causa do nível elevado de hormônios. Com isso, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e geram as famosas espinhas e os cravos. A acne pode atingir o rosto, as costas, os ombros e o peito.

O tratamento deve ser feito com a ajuda de um dermatologista que pode recomendar esfoliação da pele, antibióticos tópicos e orais, e tratamentos hormonais.




Alergia – É causada pelo contato com substâncias estranhas ao organismo. Trata-se de uma hipersensibilidade imunológica a um determinado estímulo interno ou externo.

Nesses casos, a pele pode ficar vermelha, descamar, coçar ou ficar com bolhas. As alergias não têm cura, mas é possível adotar medidas preventivas.




Câncer de pele – É causado, principalmente, pela exposição aos raios solares que transformam as células da epiderme e fazem com que elas se multipliquem desordenadamente. Aparece em forma de manchas e feridas no corpo. A doença tem cura quando diagnosticada precocemente.




Micose – É uma infecção causada por fungos. O problema pode ser superficial ou profundo, dependendo do fungo e da região afetada. A micose mais comum entre as pessoas é a frieira nos pés.


No caso das micoses profundas, o problema pode ser grave, já que os fungos podem migrar para os órgãos internos através da circulação sanguínea e linfática.




Herpes - Doença causada por vírus e que pode ser passada pelo contato sexual e pelo beijo. Atinge os órgãos sexuais e a mucosa da boca. A doença não tem cura e os sintomas aparecem quando o sistema imunológico está debilitado.

Leia também! Assuntos relevantes