Doenças Coronarianas (DAC)

Doenças Coronarianas (DAC)

Por

As doenças coronarianas são distúrbios que atingem o coração. Esse problema afeta diretamente a circulação das artérias que, por sua vez, prejudica a irrigação de sangue no miocárdio. Nessa doença, acontece um estreitamento progressivo, agudo ou crônico das paredes das artérias. A doença cardíaca coronária tem relação com o acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias.

Quando as artérias coronárias ficam estreitas, o fluxo de sangue que vai para o coração fica muito reduzido, podendo até ser totalmente interrompido. Os sintomas da doença coronariana são dor no peito, ataque cardíaco e falta de ar. Uma artéria coronariana bloqueada pode resultar num ataque cardíaco e até levar à morte.

Hoje, as doenças coronarianas são a principal causa de morte entre homens e mulheres em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, por exemplo. A doença arterial coronariana (DAC) envia sangue de forma irregular ao músculo cardíaco por causa do aumento dos depósitos gordurosos nas artérias. Essa condição é muito prejudicial para a saúde.

O principal fator de risco para as doenças coronarianas é uma alimentação com muita gordura e produtos industrializados associada ao sedentarismo e à genética. No caso de sentir desconforto ou dor no peito, falta de ar, fadiga, dor nos braços e inchaço nos pés, procure um médico e relate os sintomas com urgência.

Leia também! Assuntos relevantes