Doenças causadas na membrana plasmática

Doenças causadas na membrana plasmática

Por

A membrana plasmática é uma fina película lipoproteica, que delimita o citoplasma das células vivas. Essa membrana celular é formada por proteínas transmembranares.

Algumas doenças podem atingir a membrana celular. Essas doenças podem ser muito perigosas e agressivas e todas têm origens genéticas. São doenças que trabalham contra as proteínas do corpo, que são essenciais para os canais iônicos e para os receptores do interior da membrana.

As doenças que atingem a membrana plasmática atrapalham as funções das células. Uma dessas doenças é a fibrose cística, ou mucoviscidose. Essa doença genética hereditária é caracterizada por uma alteração autossômica recessiva. Isso quer dizer que acontece a ausência de uma sequência de três nucleotídeos no cromossomo de número 7 dos seres humanos.

Essa doença resulta num distúrbio da síntese de uma proteína inserida na bicamada lipoproteica celular, na membrana plasmática. O problema afeta a capacidade de transporte de água e sais minerais em tecidos orgânicos das vias respiratórias.

Essa doença afeta o funcionamento metabólico das glândulas exócrinas. Os sintomas são secreção e fluido viscoso nas vias aéreas, dificuldade da passagem de ar pelos pulmões, infecções crônicas no aparelho respiratório e problemas no aparelho digestório e reprodutor.

O tratamento da fibrose cística é feito com suplementação de enzimas pancreáticas, reposição de vitaminas, antibióticos e exercícios respiratórios fisioterápicos.

Leia também! Assuntos relevantes