Doença de Chagas

Doença de Chagas

Por

A doença de chagas é provocada por um parasita frequentemente encontrado nas fezes de insetos. Trata-se de uma inflamação muito comum em países tropicais, principalmente nas nações da América do Sul, como o Brasil, por exemplo.

Essa doença também é conhecida como tripanossomíase americana ou chaguismo. O nome da doença é uma referência ao médico brasileiro Carlos Chagas, que chegou a ser indicado quatro vezes ao Nobel de Medicina e Fisiologia.

A Doença de Chagas tem como agente causador o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A doença pode se manifestar de forma aguda e crônica. Em nosso país, a transmissão da doença acontece principalmente na região Amazônica. Estima-se que existam cerca de três milhões de pessoas infectadas.

A infecção pelo parasita acontece pelo contato direto ou indireto, que pode se dar pelo consumo de alimentos contaminados. Um dos principais transmissores da doença é o barbeiro.

Para prevenir a doença de chagas, é importante evitar a ingestão de alimentos crus em áreas vulneráveis. Além disso, o parasita também pode ser transmitido por transfusão de sangue e contato com animais infectados. Os principais sintomas da doença de chagas são: febre, fadiga, inchaço no olho, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, vermelhidão na pele, entre outros.

Na fase crônica da doença, os pacientes também podem desenvolver problemas digestivos, batimentos cardíacos acelerados, dor no abdômen e outros sinais. Ao notar os sintomas frequentes, o paciente deve procurar imediatamente um infectologista. Vários exames podem ser solicitados para fechar o diagnóstico da doença de chagas, como ecocardiograma e endoscopia.

No tratamento da doença de chagas, o médico pode indicar medicamentos específicos, como a Amiodarona. Na prevenção, outra recomendação essencial é combater e controlar os insetos transmissores com o uso de inseticidas.

Leia também! Assuntos relevantes